quinta-feira, 31 de março de 2011

Pivô de Alta, Pivô de Baixa, Pivot

Tendo visto que o mercado se movimenta em ondas, e a cada onda impulsiva tem-se em seguida uma onda corretiva, no caso dessa onda corretiva se comportar como prevê o modelo de retração de Fibonacci, tem nesse ponto o chamado pivô.

Na verdade o conceito de pivô se estende um pouco mais que isso. O conceito de pivô de alta é nada mais que um fundo ou correção superior ao fundo anterior. No caso de pivô de baixa, o mesmo conceito se aplica, porém de maneira oposta, ou seja, um pivô de baixa é um topo ou correção da onda impulsiva de baixa descendente, inferior ao anterior.
Pivô de Alta e de Baixa
PIVÔ DE ALTA

Quando as cotações caem e voltam a subir. Nesse ponto tem-se um vale ou fundo. Então se marca o ponto 1. Após algum tempo de alta, o ativo resolve cair, formando um cume ou topo. Então se marca o ponto 2. Esta queda não pode vir abaixo do ponto 1. Quando o ativo subir fica determinado ai ponto 3. Este ponto 3 é um fundo mais alto ou igual ao que o formado na definição do ponto 1. As cotações do ativo subindo e superando o topo anterior, ponto 2, tem-se ai a confirmação do pivô de alta.



PIVÔ DE BAIXA

Quando as cotações sobem e voltam a cair. Nesse ponto tem-se um cume ou topo. Então se marca o ponto 1. Após algum tempo de baixa, o ativo resolve subir, formando um vale ou fundo. Então se marca o ponto 2. Esta alta não pode vir acima do ponto 1. Quando o ativo cair fica determinado ai o ponto 3. Este ponto 3 é um topo mais descendente ou igual ao que o formado na definição do ponto 1. As cotações do ativo caindo e superando o fundo anterior, ponto 2, tem-se ai a confirmação do pivô de baixa.

Nenhum comentário: